25 maio, 2007

Antônio

Só me restava uma única manhã para visitar uns dez pontos turísticos da Cidade Imperial. Mais coisa de turista...
Cortando a praça, quase fui atropelada por um bode puxado por um senhor e, o melhor, o bode ainda levava uma criança numa carrocinha. Não bastasse isso, em cima do bode, uma cadelinha...Hilário! Óbvio, tratei logo de perguntar às pessoas da praça do que se tratava. A primeira resposta que recebi: “Artista da praça!” Fantástico! Vamos lá saber mais disso...mesmo com a música de fundo intensa, Xuxa, tentemos uma entrevista...



Lorena: Bom dia! Fiquei sabendo que o senhor é o dono do artista da praça. Pode me dar uma entrevista?
Senhor: Tem, ora. Esta aqui é ensinada, faz tudo aí na praça.

Lorena: Qual o seu nome?
Senhor: Antônio.

Lorena: Quantos anos o senhor tem?
Antônio: Sessenta anos.

Lorena: E o nome da cachorrinha?
Antônio: Docinha.

Lorena: Quantos anos?
Antônio: Tem cinco anos.

Lorena: E o senhor a ensina desde pequena?
Antônio: Não, tudo o que eu mando fazer ela faz.
Até busquei uma coerência na frase, mas realmente não encontrei. Talvez, pelo “Ilariê” de fundo.
Antônio: Olha a motinho dela aí.

Lorena: O quê? Ela anda de moto?
Antônio: Anda, e anda a cavalo. Tem cavalo e tudo.
Aponta para o bode, ou cabrito, não sei. Sei apenas que cavalo não era. Sr. Antônio logo pede que eu filme Docinha, parece muito interessado em me mostrar tudo o que a cadela fazia.

Lorena: O que mais ela faz além de andar a “cavalo”?
Antônio: Anda de moto, skate, de bicicleta...

Lorena: Realmente uma artista... E o senhor está aqui todo domingo?
Antônio: Sim, todo, todo domingo.
Sr. Antônio coloca a cadela numa moto infantil, elétrica e a liga. A cadela nada mais faz que ficar parada em cima da moto que possui movimentos circulares, o que dá a impressão de que ela está andando sozinha.

Antônio: Você é da onde?
Lorena: Sou de Belo Horizonte.
Antônio: Ah, eles filmaram ela aí, mais de uma hora,você não viu na televisão não?

Lorena: Não, não vi.
Antônio: Filma ela, filma ela mais.
Novamente, coloca a cadela na moto para que eu filme. Depois, resolve colocá-la no bode e, claro, pede que eu a filme.
Antônio: Quer ver ela sentando no banquinho? Filma aí, filma aí.
Lorena: Claro, mas posso tirar fotos do senhor com ela também?
Antônio: Pode, mas tem que ser ali no jardim.
No jardim, Sr. Antônio pediu que eu a filmasse novamente...Foi um pouco complicado ir para as fotos, até mesmo porque ele queria que eu tirasse foto apenas da cadela. Com um pouco de insistência, ele topou aparecer na foto.
Lorena: Qual a raça dela?
Antônio: Vira-lata. Ei, você não quer filmar mais não? Filma ela.
Sr. Antônio persiste. Quando percebi que não ia conseguir mais coisas, além de vídeos e mais vídeos, logo agradeci, falando que voltava mais tarde para filmar mais...

Nenhum comentário:

Quem faz isso?

  • Lorena Nicácio, 20 - Estudante de Física e Fotógrafa de eventos sociais
  • Samuel Lima,35 - Fotógrafo da "S2 Produções Foto & Vídeo"